Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador no nosso site. Para mais informações, consulte a nossa Política de cookies.

Contactos

{{descprition}}
Para que possa sempre contar connosco estamos presentes em todo o mundo, garantindo-lhe sempre um acompanhamento personalizado.
Rua do Freixo, 725 - B
4300-217 Porto
Tel: (+351) 226 002 295 / 226 094 268
Fax: (+351) 226 002 271

Av. João Crisóstomo 31,
5º Andar - Sala D
1050-125, Lisboa
Edifício Setin Tower
R. Fidêncio Ramos, 100 – 5ºAndar
Vila Olimpia, São Paulo – SP
CEP 04551-010 Brasil
Tel.: +55 11 3045 6873





Obrigado! O seu email foi enviado com sucesso! Prometemos ser breves.

Alguns campos não estão completos!


Se o seu objetivo é trabalhar connosco, veja aqui as nossas oportunidades
Armis Group

Nome do projeto: GRID’S PREDICTIVE MANAGEMENT CONSIDERING

DISTRIBUTED ENERGY RESOURCES

 

Objetivo Geral:

O projeto GPDER+ visa a investigação e desenvolvimento de um Sistema SCADA/DMS dedicado à Gestão Preditiva da Rede de Distribuição (alta e média tensão) e de uma Plataforma Demand Response Management System (DRMS) que permita a implementação de novos modelos de negócio para a Gestão dos Recursos Elétricos Distribuídos (Distributed Energy Resources – DER) operados por diferentes entidades (e.g., agregadores, comercializadores, cooperativas de consumidores). As plataformas a desenvolver estarão preparadas para lidar com as especificidades das Redes de Distribuição, nomeadamente uma elevada integração de base renovável e recursos flexíveis. Para tal, serão tidos em consideração requisitos técnicos funcionais e não-funcionais necessários para a integração de flexibilidade no mercado da eletricidade e operação do sistema, dotando o Operador da Rede de Distribuição com uma maior capacidade de monitorização e controlo preditivo da rede elétrica e a integração de novos modelos de negócio baseados na venda da flexibilidade ao Operador da Rede de Distribuição.

O caracter inovador e diferenciador da solução GPDER+ advém da logica de desenvolvimento proposto – Gestão Preditiva das Redes de Distribuição, tendo em consideração a modelização da incerteza associada a fontes de energia renovável, garantindo a interoperabilidade entre os sistemas do Operador da Rede de Distribuição e novos modelos de negócio dedicados à gestão dos recursos elétricos distribuídos. A replicabilidade constitui, igualmente, um objetivo critico no desenho das soluções, demonstrando-se, para tal fundamental a adoção de normas do IEC, o desenvolvimento de aplicações computacionais para redes com monitorização reduzida das medidas nos postos de transformação e da integração de diferentes tipos de DER (nomeadamente armazenamento distribuído).

Pretende-se revisitar a solução SCADA/DMS da EFACEC dotando-a de uma maior robustez e escalabilidade ao sistema, novas funcionalidades, ao nível dos módulos core, e aplicações para a operação de rede. Será igualmente desenvolvida uma plataforma DRMS para dois modelos de negócio na gestão ativa do consumo: a) cooperativa constituída por consumidores baixa tensão normal e especial, agregando flexibilidade ao nível do posto de transformação; b) comercializador essencialmente direcionado para clientes industriais e edifícios ligados na alta e média tensão.       


Duração

2019-2022

 

Promotores

  • Efacec Energia - Máquinas e Equipamentos Eléctricos S.A
  • INESC TEC
  • PH ENERGIA, LDA.
  • ARMIS – Sistemas de Informação, LDA.

 

Resultados Esperados:

  • Gestão de grande volume de dados em redes elétricas de distribuição
  • Gestão Preditiva da Rede de Distribuição
  • Integração de Novos Recursos Elétricos Distribuídos (DER) na Gestão da Rede de Distribuição
  • Aumento do Grau de Conhecimento (awareness) dos Operadores sobre o estado de Operação da Rede Elétrica
  • Integração de Novos Paradigmas de Gestão da Rede Elétrica no Treino de Operadores
  • Criação de condições técnicas para modelos de negócio assentes na flexibilidade do consumo

 

Programa Financiador

Financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI)                      

 

Projeto: Nº 31/SI/2017                      

Investimento Global: 1.343.369,79 euros 

Elegível: 1.338.410,06 euros 

 Incentivo não reembolsável: 835.942,27 euros