24 mai, 2022

Agentes inteligentes de monitorização: A proatividade e automatização na operação de serviços

blog

Share on Facebook

Como o apoio proativo, em detrimento do apoio reativo, beneficia as organizações com um Network Operations Center resiliente.


Com o avanço dos chamados “teles serviços”, as ações ligadas à melhoria tecnológica cresceram significativamente. Com isto, cresce também o número de organizações que procuram sistemas cada vez mais robustos e assertivos.

 

Hoje é muito claro, para as empresas, que o mero funcionamento dos sistemas desenvolvidos é apenas uma pequena parte do desafio tecnológico. Isto porque, adicionalmente, também é importante validar as aplicações, a partir de testes e certificações, assegurar o tipo de suporte adequado, entre outros serviços que se integram à rede criada. Para além do desenvolvimento tecnológico, a tendência é que as organizações valorizem a garantia de qualidade a longo prazo. Não basta entregar, há que garantir a operação dos serviços.

 

Capacitados para atuar ao longo de todo o ciclo de vida da aplicação, desde o desenvolvimento dos projetos de engenharia de software até à entrega das soluções de TI, os talentos do NOC (Network Operations Center) da OZONO podem abarcar os itens mais importantes na operação de cada sistema ou processo. Como resultado, tornam-se aptos para reconhecer cada parte da aplicação que deve, de facto, ser monitorizada.

Uma vez tendo identificado os componentes-chave para o bom funcionamento do processo ou sistema, os profissionais passam, então, a desenvolver agentes inteligentes de monitorização, capazes de responder a critérios, exigências, indicadores e níveis de serviço de operação. Esta estrutura permite a automatização de módulos especializados de alarmística, ticketing e logging.

 

Esta matriz permite que as situações críticas sejam tratadas atempadamente, de forma a não se tornarem problemas efetivos. Assim, as providências podem ser tomadas ainda em resposta aos alertas, para que estes não avancem para situações de falha ou erro. Noutras palavras, a ação dá-se quando acende o sinal amarelo, ou seja, antes que a luz fique vermelha. Trata-se, portanto, de um suporte proativo, ao invés de um apoio reativo.

 

Adicionalmente, o NOC OZONO também cumpre todas as exigências de um Centro de Operações convencional.

 

Com funcionamento de 24 horas por dia e 7 dias por semana, as suas equipas focam-se em estabelecer relações produtivas e duradouras com os clientes, de modo a prestar suporte para o que for necessário e ainda monitorizar o funcionamento das plataformas, o fluxo de tráfego de utilizadores, realizar testes e certificações para garantia da qualidade, entre outros, seja remotamente ou localmente nas instalações do cliente.

 

Desde a conceção do projeto, passando pela implementação e depois pelas correções evolutivas ou de manutenção, é possível contar com o apoio do Centro de Operações. Este tipo de serviço maximiza os resultados ao reduzir falhas e induzir as empresas a focarem-se primeiramente no seu core business.

 

O suporte pode e deve ser acionado com facilidade, através de um website ou email ou linha telefónica, por exemplo, utilizando um sistema de ticketing.

 

O Centro de Operações apoia a operação de múltiplos serviços, tais como: infraestruturas (on-premises ou cloud), produtos básicos de apoio a aplicações (bases de dados, apps, middleware, webservers etc.), aplicações de apoio a empresas, segurança, para maximizar a performance do que fora desenvolvido e garantir o funcionamento adequado das atividades dentro da organização.

 

Muito além da engenharia de software, fornecemos todo o suporte tecnológico necessário.

 

Concentre-se na qualidade para maximização dos resultados. Conheça o nosso Centro de Operação de Serviços de TI.

 

 

 

Orlando Bissacot | Chief Technology Officer OZONO


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.