04 abr, 2025

A ARMIS acolheu dois dias de trabalho dos Grupos WG2 e sWG4.4 do projeto NAPCORE

Evento

Share on Facebook

Nos dias 2 e 3 de abril, a sede da ARMIS, no Porto, foi novamente palco de encontros presenciais de dois grupos de trabalho do projeto NAPCORE: o WG2 e o sWG4.4.


A iniciativa reuniu mais de 20 participantes provenientes de vários países europeus, para além de diversos profissionais que acompanharam as sessões remotamente, promovendo debates técnicos essenciais para o avanço da interoperabilidade e da partilha de dados de mobilidade na Europa. 

 

O primeiro dia do evento foi marcado pelo MobilityDCAT-AP v3 Editors Workshop, organizado pela liderança do subgrupo sWG4.4, representado por Peter Lubrich, do Instituto Federal Alemão de Investigação Rodoviária (BASt). O principal objetivo foi reunir especialistas em metadados para avançar na elaboração da especificação MobilityDCAT-AP v3.0.0, partindo de versões anteriores e integrando as mais recentes atualizações do standard DCAT

 

No dia seguinte, foi a vez do Grupo de Trabalho WG2 – responsável pela Interoperabilidade e Níveis de Serviço (LoS) dos Pontos de Acesso Nacionais (NAPs) – liderado pela equipa da ARMIS, representada por João Montenegro e Lígia Conceição. O grupo promoveu o NAP LoS Self-assessment Workshop 2025, um evento anual organizado pelo NAPCORE que contou com a moderação de Nuno Rodrigues (MAPTM, Países Baixos). Durante o workshop, operadores de NAPs de vários países realizaram uma autoavaliação dos seus pontos de acesso com base num conjunto de categorias e KPIs definidos por especialistas do NAPCORE. 

 

A ARMIS reforça, com estas iniciativas, o seu papel ativo no desenvolvimento de soluções para a interoperabilidade de dados de mobilidade, apoiando a construção de um ecossistema digital europeu cada vez mais coeso e eficiente. 


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook