12 jul, 2022

A nova arquitetura da indústria financeira

blog

Share on Facebook

A importância da digitalização pode ser percebida no impacto que apresenta na otimização de processos e na redução dos riscos operacionais, sem contar a taxa de retorno em investimentos nas novas tecnologias.


Ir aos bancos, ficar horas em longas filas, ou, ainda, passar por longos processos burocráticos deixou de ser uma realidade no setor financeiro a partir do avanço da digitalização. Tanto é que já temos instituições bancárias digitais, que não possuem agências físicas, nas quais todas as questões são resolvidas digitalmente.

 

A conveniência, rapidez e flexibilidade proporcionada por esse setor faz com que as instituições digitais cresçam a cada dia, sendo detentoras da preferência do público. Os resultados são alarmantes: alguns bancos digitais possuem mais valor de marca do que instituições tradicionais.

 

A inovação digital, já presente na agenda da maioria das empresas e no setor financeiro, acentua-se, ao passo que se torna num diferencial competitivo.  A importância da digitalização pode ser percebida no impacto que apresenta na otimização de processos e na redução dos riscos operacionais, sem contar a taxa de retorno em investimentos nas novas tecnologias.

 

Perante uma corrida para a digitalização, as instituições preocupam-se com a segurança dos utilizadores e dos seus dados, ao passo que lidam com a necessidade de uma boa navegação nas suas plataformas. É fundamental pensar na jornada do cliente e na experiência oferecida quando há uma integração entre os canais acedidos, por exemplo, smartphones, computadores, tablets e até mesmo os smart watches.

 

Mais do que uma boa vivência tecnológica, os utilizadores e as instituições também se preocupam em não colocar as suas contas em risco. Com mais opções de acesso às contas onde estiver e quando quiser, a segurança dos dados e do património torna-se um fator central para as operações.

A tecnologia também se coloca à frente do combate aos ciberataques. É por isso que cresce a busca por sistemas tecnológicos inteligentes por parte da indústria financeira, como, por exemplo, inteligência artificial e machine learning. Essas ferramentas devem servir para detetar padrões de comportamento de consumo e bloquear automaticamente atividades suspeitas.

 

Portanto, a digitalização é uma evolução natural nas economias modernas e que, para ser estratégica para os negócios, deve estar orientada para fornecer uma boa experiência do utilizador, mantendo a cibersegurança. O que para muitas instituições pode ser um desafio, para a ARMIS é a solução. Aqui apoiamos a transformação digital para a indústria bancária de ponta a ponta.

 

Seja em formato de consumo, experiência do utilizador ou no requisito de normativas e legislação, não há como negar que a avalanche da tecnologia tem re-aquitetado a indústria financeira e que hoje ela se faz necessária para a sobrevivência dos negócios.

 

 

Mas, afinal, de que forma o futuro do setor financeiro é re-arquitetado?

 

A indústria financeira continua a seguir um caminho cada vez mais digitalizado. É esta realidade dos bancos que deve ser pensada como um novo momento para rever estruturas, tanto de funcionamento financeiro e operacional, quanto de todos os outros aspetos como a segurança, sustentabilidade, entre outros.

 

No mundo digital é necessária, também, a preocupação com o equilíbrio para promover a confiança e humanização das relações. Trabalhar no que chamamos de “Frontend Client” tornou-se num pilar de diferencial no atendimento, já que é através da tecnologia que se proporciona uma jornada do consumidor memorável.

 

A ampliação dos canais digitais, com a chegada do Open Banking, também é um ponto crucial em que se pode notar a remodelagem do setor financeiro na era da tecnologia. No Open Banking, as instituições financeiras podem compartilhar dados (com a autorização do cliente) para oferecer as soluções mais adequadas em créditos, empréstimos, entre outras transações.

 

 

Se as tecnologias evoluem na indústria financeira, como fica a segurança?

 

Ainda citando o Open Banking, apesar de poder causar alguma estranheza aos utilizadores, é um sistema seguro. A operação desta troca de informações acontece ancorada nas Normas PSD2 (Payments Services Directive), que regulamentam este tipo de transação de dados. A norma estabelece um conjunto de regras no continente Europeu para possibilitar que pessoas físicas e jurídicas possam movimentar as suas contas como consideram melhor. Somado a isso, a PSD2 impõe regras sobre os sistemas de segurança dos bancos, como a exigência da autenticação de dois fatores, ente outros instrumentos essenciais para prevenir e combater fraudes. As instituições que não seguirem as regras correm o risco de pagamento de multas altíssimas ou até mesmo de decreto de falência.

 

Um outro aspecto que demonstra, também, como a cibersegurança se desenvolve junto ao avanço da digitalização na indústria financeira é o conceito de Privacy By Desing, que significa “Privacidade desde a conceção”.  Trata-se de uma abordagem da área de Engenharia de Sistemas, que tem em conta a privacidade durante todo o processo de construção do software (ou serviço), desde o primeiro momento em que ele é pensado.

 

No Privacy By Design, cada pequena peça da construção, arquitetura, planeamento de um desenvolvedor tecnológico deve passar minuciosamente por critérios rigorosos de cibersegurança. Na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Privacy by Design representa uma mudança no modo como a privacidade e a proteção de direitos e liberdades dos utilizadores são garantidas, já que é pensado e incorporado às práticas de negócio antecipadamente.

 

 

E a sua organização financeira está preparada para essa avalanche de digitalização?

 

A ARMIS é um parceiro tecnológico que apoia instituições bancárias nas suas jornadas de transformação digital. Na Europa, América Latina e no mundo, contamos com consultoria e execução de um plano para criar um ecossistema de inovação e segurança para alavancar negócios cada vez mais digitais.

 

Venha compreender as nuances da sua organização e como torná-la mais competitiva num mercado cada vez mais virtual, colocando-a à frente das tendências, ao passo que garante a integridade dos seus clientes.

 

Do tradicional para ao universo digital, conte com a ARMIS. Contacte um dos nossos especialistas e saiba mais. 


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.