09 nov, 2022

FINTECH 4.0: A digitalização da indústria financeira

blog

Share on Facebook

Com o aumento do trabalho remoto e maior utilização da internet para compras e serviços financeiros, as empresas precisaram de se adequar à digitalização dos serviços de pagamento e aos pagamentos online.


Ao longo dos últimos anos, as finanças evoluíram para uma das indústrias mais globalizadas, digitalizadas e regulamentadas do mundo.

 

A digitalização transformou significativamente este setor, mas também permitiu a entrada de novos operadores na última década sob a forma de empresas tecnológicas, especialmente FinTechs e BigTechs.

 

Sendo uma indústria altamente digitalizada, tanto os operadores tradicionais como os novos operadores estão a seguir, cada vez mais, abordagens e modelos semelhantes, concentrando-se na criação e desenvolvimento de grandes plataformas financeiras digitais e na posterior análise de dados que daí advêm. A todo este processo de digitalização massiva, chamamos de FinTech 4.0, que tanto traz benefícios inquestionáveis para a organização e para o cliente final, como também traz um conjunto riscos quer a nível de segurança, quer para o crescimento sustentável da indústria financeira.

 

É necessário construir novas abordagens para maximizar os benefícios destas plataformas e ao mesmo tempo, precisamos de monitorizar e controlar os riscos que uma indústria altamente digitalizada pode estar exposta.

 

Com tanta mudança é importante destacarmos como este processo necessita de um trabalho intenso de inteligência, segurança de dados internos e dos utilizadores. O intuito de olhar para a segurança é aumentar a competitividade do mercado, prevenir fraudes, roubos de dados e promover uma revolução no mercado financeiro digital.

 

Aquando da implementação de soluções digitais inovadoras na indústria financeira, surgem desafios como a integração com sistemas e verificação de dados quase que em tempo real para lidar com o grande de informações geradas em cada transação realizada pelos utilizadores.

 

Um passo crucial para as organizações neste momento é alinhar expectativas dos clientes e ajustar ao seu modelo de negócio e às suas necessidades.

 

Com tanta inovação, e tantos assets para dirigir é difícil para um banco tradicional dedicar tempo e recursos na criação de soluções diferenciadoras. Especialmente no atual contexto, em que o setor financeiro se depara com desafios acrescidos relacionados com a sustentabilidade dos seus modelos de negócios e a redução de ativos não produtivos. Tudo isto acompanhado por um ambiente regulatório cada vez mais exigente.

 

A gestão de todos estes desafios deixa, naturalmente, pouca margem para a aposta na diferenciação e na inovação, no entanto, a ARMIS Financial Technology está preparada para ajudar os seus clientes e parceiros neste processo.

 

Temos várias soluções que podem ajudar as empresas a tornarem-se digitalmente atualizadas para suas atividades.

 

Desde consultoria e technical leadership, soluções de homebanking a abordagens integradas de Cibersegurança adaptadas à Indústria Financeira, na ARMIS FT criamos as soluções mais seguras e contamos com um roll de serviços completamente adaptados às necessidades do cada negócio.


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.