15 fev, 2022

App Escoita estreia-se em jogo da UEFA Youth League

news

Share on Facebook

A aplicação, que promove a inclusão e a acessibilidade no desporto, foi colocada à prova no jogo entre Deportivo e Dynamo Kiev, na Corunha.


A App Escoita, idealizada por Jesus Suarez Lopez e desenvolvida em parceria com a ARMIS Digital Sport, permite o acompanhamento em tempo real dos eventos desportivos para pessoas invisuais ou com défice visual, através da narração e audição de jogos e competições, de várias modalidades, garantindo uma verdadeira experiência no campo ou em quadra.

 

A aplicação transmitiu o seu primeiro evento no dia 9 de fevereiro, no jogo entre o Deportivo La Coruña e o Dynamo Kiev na UEFA Youth League, que decorreu na Corunha, no Estádio Riazor, e que terminou com a vitória, em penalidades, do Dynamo Kiev por 3-2.

 

Para além do seu caráter inclusivo e do seu papel na acessibilidade, a App Escoita tem como principal missão trazer estes adeptos de volta aos estádios para que possam sentir a energia e viver as emoções de um evento desportivo em direto, independentemente da modalidade a que assistem.

 

O factor diferenciador da App é que permite tornar melhor a experiência dos adeptos com deficiência visual nos recintos, nos estádios, pois ao contrário de outras plataformas, como rádio, entrega o conteúdo não só em tempo real, mas com latência reduzida e transparente, de forma a não prejudicar a experiência, por ouvir as restantes pessoas reagirem a um evento, antes de receberem a narração.

 

A Escoita facilita, assim, o acompanhamento dos jogos e eventos desportivos a partir de qualquer parte do mundo.

 

A primeira transmissão foi concebida por Jesus Suarez Lopez e contou com a colaboração da Câmara Municipal de A Coruña e da Fundação Real Club Deportivo, foi apoiada pela ONCE, a Associação Galega de Engenheiros de Telecomunicações, a Universidade de A Coruña e a Faculdade de Ciências da Comunicação. 

 

A aplicação pode ser descarregada tanto no Android como em iOS.


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook