28 mar, 2023

Data & ArtificiaI Intelligence: Vantagens, soluções e futuro dos sistemas automatizados

blog

Share on Facebook

O fenómeno das aplicações de Data & ArtificiaI Intelligence nas indústrias do mundo inteiro está a revolucionar os processos de produção tornando-os mais eficientes, inteligentes e produtivos.


Com grande capacidade analítica e de cruzamento de dados, as soluções de Data & Artificial Intelligence têm ganho por tornarem as tomadas de decisão muito mais ágeis e fundamentadas.

 

Deste modo, pode-se falar de “smart manufacturing” - ou em português “produção inteligente” -, que representa a reinvenção do modo como se opera um negócio, seja ele uma fábrica propriamente dita ou ainda uma organização na área do retalho.

 

Quais são as principais vantagens da aplicação de Data & ArtificiaI Intelligence?

 

  • Redução de custos operacionais: através de ferramentas inteligentes e de dados segmentados podemos utilizar, de forma sustentável e precisa, os materiais envolvidos na produção, contribuindo para uma melhoria operacional e evitando desperdícios.
  • Agilidade e inovação: Dashboards interativos possibilitam que os colaboradores tenham, na palma das suas mãos, uma gama de dados e informações que podem sustentar as tomadas de decisão.
  • O retorno sob investimento: O resultado monetário diante desta aplicação é notório, uma vez que coloca a tecnologia ao serviço de uma indústria mais ágil. Estratégias a longo prazo, perspetivas de mercado e produção e outros tantos dados são expostos em dashboards que cruzam informações e fornecem uma base sólida para decisões.

 

Portanto, o objetivo de investir na indústria 4.0 é simples e claro: aumentar o nível da qualidade produtiva através de soluções de Data & ArtificiaI Intelligence. Desta forma, as empresas podem atender as necessidades de um mundo cada vez mais veloz e exigente.

 

Mas por onde começar?

Em primeiro lugar, é necessário entender a realidade do cliente para perceber qual é a solução que melhor se adapta ao seu cenário atual.

 

A identificação dos objetivos deve acontecer no início do projeto. Assim, é possível visualizar quem serão os mais beneficiados dentro da organização, seja o departamento financeiro, o de Recursos Humanos, de Marketing, ou até as equipas de planeamento e controlo, de forma a promover discussões para aprimorar uma solução. É imprescindível também levantar as necessidades da indústria em que se atua, visualizando perspetivas e gerando uma matriz completa de acordo com as carências e metas da organização.

 

Para além disso, é também fundamental mapear as fontes de dados e avaliá-las para a estruturação e desenvolvimento de uma solução BI. Depois da estruturação, deve existir um acompanhamento do funcionamento na parte da disponibilização das ferramentas, monitorizando se todos os processos estão em conformidade e se há possibilidade de melhoria para alavancar os resultados do negócio.

 

O desenvolvimento destas etapas possibilita que se conheça a fundo a realidade de cada departamento e, assim, que se desenvolva projetos sob medida para as necessidades de cada organização.

 

Todos os projetos devem passar por uma fase de consultoria para permitir que as empresas obtenham insights valiosos dos seus próprios dados.

 

E quais os principais desafios da implementação de Soluções de Data & Artificial Intelligence para a Indústria 4.0?

 

  • Segurança de dados: Quando abordamos a interação entre ambientes físicos e digitais, permitimos a interoperabilidade em tempo real. Com uma grande variedade de máquinas e dispositivos conectados a redes únicas ou múltiplas, a vulnerabilidade em pontos de conexão com a rede de dados pode abrir uma brecha para possíveis ataques. É por isso que existem soluções capazes de antecipar essas necessidades de forma a impedir que o sistema seja defraudado.
  • Capacitação e cultura organizacional: a digitalização dos processos faz emergir a necessidade de ter equipas preparadas e a par de atualizações. As empresas devem investir em formações e programas corporativos para que os seus colaboradores saibam aproveitar o máximo dos dados obtidos. Muito além do técnico, esta cultura é fundamental para que todos os funcionários entendam que as tecnologias contribuem para a fluidez dos negócios, reduzindo desperdícios e evitando falhas de eficiência operacional.
  • Integração de sistemas legados: a interoperabilidade dos sistemas deve ser levada em consideração quando tratamos da integração de sistemas legados. Sendo assim, a organização que aderir a este tipo de operação precisará de um parceiro tecnológico capaz de trabalhar em conjunto consigo para implementar e atuar no desenvolvimento de soluções que destaquem a modularidade, e trazendo caminhos para atualizações no decorrer do tempo e integrando diversas informações, dados e soluções. 

 

Como será o futuro dos sistemas automatizados na Indústria?

 

A conectividade em larga escala tem invadido as empresas ao redor do mundo. Um modo inteligente e tecnológico da gestão dos recursos é normalmente o padrão para o futuro e é por isso que as organizações devem estar sempre atentas a essa mudança, tendo em conta que todo o tempo perdido pode trazer desvantagens competitivas.

 

Sistemas automatizados podem permitir grandes avanços para melhorar a gestão de processos e o avanço na descarbonização. Além disso, a agilidade e a melhoria qualitativa em todo o processo permitem uma entrega que supera as expectativas. É a indústria dos dados a favor da evolução na indústria da produção.

 

Hoje em dia as organizações não precisam apenas de conseguir explorar facilmente os dados da sua atividade nos diferentes departamentos. Precisam, cada vez mais, de componentes de análise avançada, como ArtificiaI Intelligence, Data Science e Deep Learning. Todos estes mecanismos auxiliam as organizações a descobrir novas métricas e insights, a fazer melhores previsões e a gerar recomendações.

 

Na prática, Data & ArtificiaI Intelligence traz um enorme potencial competitivo para as empresas que, a partir de sistemas inteligentes, poderão reduzir custos e potencializar a qualidade das suas entregas, desde a gestão de recursos até à avaliação da experiência do cliente. Produzir em larga escala e com mais agilidade na gestão pode caber na palma da mão!

 

A transformação digital na indústria veio para ficar. Este é o futuro para qualquer organização. Descubra mais sobre soluções de Data & Artificial Intelligencecomigo.

 

Milton Nunes

Intelligence & Analytics na ARMIS Information Technology


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.