04 set, 2020

Secure Work by Design – Impulsionar a Segurança por Definição

blog

Share on Facebook

A obrigação de adaptação a um regime descentralizado de trabalho levou a que as organizações se mudassem para o digital, de forma repentina e pouco preparada.


Uma grande parte das empresas nacionais já estava focada na transformação digital, no entanto, a chegada de um inimigo invisível fez com que as organizações acelerassem a “saída” do perímetro físico dos seus espaços de trabalho.

 

 

Apesar de várias organizações permitirem que certos colaboradores exercessem a sua atividade de forma remota, os inesperados desafios neste ano de 2020 mostram-nos um novo panorama: neste momento, a maioria ou a totalidade dos colaboradores encontra-se a trabalhar a partir de casa, em viagem, em locais públicos e/ou de forma alternada entre escritório e casa numa mesma semana ou até num mesmo dia. Este último exemplo tem, inclusive, levado ao aparecimento de novas soluções para a reorganização dos postos de trabalho.

 

 

Este panorama é, pois, naturalmente propício a falhas e devemos adotar as melhores práticas para evitar o comprometimento da segurança das organizações.

 

 

O exponencial crescimento de ameaças e ciberataques

 

O número crescente de trabalhadores em casa e computadores domésticos a serem partilhados em rede, criou oportunidades únicas para ameaças e ataques.

 

A realidade, é que a maioria das pessoas tentou encontrar os seus próprios métodos para continuar as suas atividades laborais, recorrendo muitas vezes a práticas alternativas, não adequadas e pouco seguras, dando origem, a uma interrupção de colaboração e de segurança.

 

Segundo o Boletim Informativo do Centro Nacional de Cibersegurança, ao longo do 1º semestre de 2020, registou-se um aumento significativo no número de ataques entre os meses de fevereiro e abril. O aumento coincidiu com o momento de confinamento devido à pandemia de Covid-19 e foi transversal a diferentes áreas de negócio.

 

A mesma fonte revelou que 160 é o número de incidentes de phishing registados durante o 2º trimestre, deste ano. Este é o tipo de incidente mais frequente, seguido de sistemas infetados por malwares (68 incidentes) e do acesso não autorizado (41 incidentes).

 

 

A segurança deve ser o "ponto de partida" para todas as organizações

 

Abordar as vulnerabilidades existentes e corrigir as falhas de segurança à medida que são encontradas pode ser um processo difícil e nunca será tão eficaz como implementar ferramentas que potenciem a segurança “por definição”.

 

Começar com uma abordagem mais proativa à segurança de qualquer organização permite automatizar os mecanismos de confiança, criando um ambiente mais fiável e seguro. A segurança vista como uma etapa posterior deixou de ser suficiente para proteger eficazmente as operações e manter a confiança a todos os níveis de uma organização.

 

 

Impulsione a segurança da sua organização com uma abordagem de Secure Work by Design

 

Secure Work by Design é uma abordagem de implementação que procura tornar os sistemas livres de vulnerabilidades/falhas e impenetráveis a ataques, através de ferramentas de segurança e práticas de engenharia inovadoras, planeadas e adequadas às necessidades de cada organização.

 

Com esta abordagem, as organizações usufruem de um ambiente mais resiliente, onde a segurança é implementada em vez de ser acrescentada como correção. Desta forma, os projetos e os normais fluxos de trabalho de cada organização são suportados, “por definição”, por políticas e ferramentas de segurança adequadas à sua própria necessidade.

 

Para além da implementação de mecanismos que promovem a segurança, como a monitorização constante de ameaças, a gestão controlada de acessos e a redução de custos e recursos, é importante reforçar a sua postura de segurança com orientações e informações inteligentes, tendo em conta que a probabilidade de ocorrerem falhas é diminuta quando todos os colaboradores estão a par das ferramentas e controlos e dos comportamentos adequados num regime de trabalho híbrido.

 

 

 

Capacite a sua organização e os seus colaboradores de instrumentos essenciais para um meio estável e eficiente, tirando o maior partido das suas funcionalidades com uma configuração otimizada.


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.