22 nov, 2021

O papel da tecnologia colaborativa num Modern Workplace

blog

Share on Facebook

Novos modelos de trabalho exigem cada vez mais agilidade, integração e colaboração entre equipas. Descubra agora o poder da tecnologia e das ferramentas colaborativas.


O caminho para a digitalização evolui a cada dia e o futuro do trabalho já chegou. Atualmente, as equipas estão distribuídas em diferentes espaços físicos, surgiram novos modelos de acessibilidade e questões complexas envolvendo a segurança do ambiente digital.

 

Foi diante deste cenário que a tecnologia se tornou uma ferramenta estratégica e fundamental para a gestão de projetos, gestão da informação, integração entre as equipas e a segurança de acessos. Hoje, a modernização passa por todo modo de trabalho de uma organização, fazendo-se necessária para a digitalização e para a cultura da empresa.

 

As novas plataformas digitais passam, então, a ser o que chamamos de ambiente moderno de trabalho. Cada vez mais as organizações se interessam pela ideia de ter disponível um canal global de comunicação ou uma plataforma colaborativa que lhes ajude a não fomentar silos de dados e comunicação.

 

Os sistemas de comunicação dentro de uma empresa conectam pessoas, permitem a partilha de informações relevantes e apresentam painéis de gestão de projetos, justamente com objetivo de impulsionar a colaboração e a produtividade.

 

Assim, em ambientes modernos de trabalho, a tecnologia melhora a experiência dos colaboradores e suas perceções sobre a empresa. Isso diminui, por exemplo, problemas como turn over (rotatividade de colaboradores). Toda a empresa deve estar informada, e nesse sentido, as plataformas colaborativas são capazes de organizar a comunicação e envolver as pessoas, alavancando o conhecimento coletivo.

 

Outro ponto relevante é a preocupação das equipas de recursos humanos com a saúde mental das suas equipas. Pesquisas apontam um crescimento expressivo em transtornos causados por stress no trabalho, e nesse sentido, algumas tecnologias já apoiam a gestão de atividades para que os colaboradores tenham uma rotina saudável, agradável e de desenvolvimento, fazendo com que produzam com mais qualidade e tragam contribuições de relevância para a organização.

 

Um exemplo de tecnologia que traz melhorias no bem-estar dos colaboradores é o Microsoft Viva. Esta ferramenta envia notificações com informações sobre qual o padrão de trabalho, quanto tempo o colaborador fica em reunião e o quanto de tempo de concentração e colaboração. Assim, a gestão do tempo e o planeamento de atividades fica mais claro, promovendo a produtividade e um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

A existência de uma plataforma de comunicação global é também uma forma de potenciar a colaboração dentro de uma empresa. Concebida para melhorar a comunicação interna e para enfrentar os desafios da colaboração global, uma solução de intranet baseada em cloud combina tecnologias que irão fomentar a produtividade dos colaboradores. Uma plataforma como esta é desenvolvida para melhorar a conectividade global e os desafios da colaboração. A comunicação interna é reforçada através do fácil acesso à informação e ao conteúdo corporativo.

 

A Cibersegurança não fica de fora quando a tema é o futuro do trabalho. Com acessos remotos, especialmente em plataformas globais unificadas, as empresas necessitam de estar atentas às tecnologias de apoio à proteção de dados. As novas tecnologias voltadas aos ambientes modernos de trabalho, trazem diversas estruturas que são pilares para sistemas robustos de segurança, como inteligência artificial, a gestão de identidades e acessos e a gestão de perfis de utilizadores.

 

Além do investimento em tecnologia, a construção de uma cultura de segurança digital também desempenha papel fundamental para que os colaboradores não caiam em armadilhas e sejam os condutores de possíveis ataques de segurança. Workshops e ações de formação e comunicação são sempre bem-vindas para disseminar conhecimento sobre segurança digital.   

 

Sendo assim, a junção entre uma cultura organizacional que eduque os colaboradores sobre segurança digital somada a tecnologias que aprimoram a cibersegurança resultam num plano ideal para evitar ciberataques.

 

Portanto, se a sua organização quer liderar o futuro, é necessário investimento em tecnologias que aumentem a colaboração e produtividade, que podem beneficiar a sua empresa em: 

 

  • Digitalização e modernização do ambiente corporativo;
  • Autonomia das equipas;
  • Agilidade no acesso à informação;
  • Interação entre equipas com agilidade e praticidade;
  • Decisões fundamentadas em dados;
  • Centralização da comunicação numa única plataforma;
  • Melhoria da experiência do colaborador em relação à empresa;
  • Mais saúde e desenvolvimento profissional para os seus colaboradores;
  • Mais segurança para os dados de sua empresa.

 

Traga para a sua organização mais agilidade e acelere resultados do seu negócio.

Entre em contacto com os especialistas da ARMIS para saber qual solução melhor se enquadra na realidade da sua organização.


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.