14 out, 2020

ARMIS ITS lidera o projeto Europeu UVAR Box

news

Share on Facebook

O UVAR Box é um projeto piloto atribuído pela Comissão Europeia a um consórcio liderado pela ARMIS.


A adaptação a um “sistema de transporte COV19” mais resistente e exigente, ao mesmo tempo que se ambiciona alcançar a neutralidade carbónica, está a elevar o nível das cidades. Para enfrentar estes desafios será necessário acelerar os processos de digitalização da mobilidade e pressionar para uma maior integração entre os diferentes atores.

 

Mesmo que por vezes, mal interpretados, os Regulamentos de Acesso a Veículos Urbanos (UVAR) foram estabelecidos ao abrigo de diferentes esquemas (por exemplo, Zonas de Baixas Emissões, esquemas de taxas de congestionamento, zonas de tráfego limitado, regulamentos de estacionamento e zonas pedonais) com o objetivo de ter um impacto positivo na redução das emissões, no congestionamento do tráfego ou, simplesmente, no regresso dos peões e ciclistas, ao recurso mais escasso da cidade: o espaço urbano.

 

Com a intenção de pressionar para uma utilização muito mais eficaz da UVAR e informar adequadamente os utilizadores das estradas sobre esses esquemas, quando se deslocam através da UE, a Comissão Europeia encomendou o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas - UVAR Box - concebido para permitir a prestação de serviços de informação de tráfego em tempo real precisos, atualizados, contínuos e interoperáveis em toda a União Europeia. A utilização destas ferramentas irá apoiar as cidades na racionalização e simplificação dos procedimentos digitais para a emissão desses esquemas, a nível dos Pontos de Acesso Nacionais.

 

O UVAR Box é um projeto piloto atribuído pela Comissão Europeia a um consórcio liderado pela ARMIS e composto pela AlbrechtConsult, AustriaTech, MAPtm, MEMEX, POLIS Network, PRISMA Solutions e TRT e como subcontratados a Harrod Booth Consulting, Sadler Consultants e U-Trex.

 

Lançado em parceria com a POLIS Network, o projeto procura capacitar as cidades para desenvolverem o seu esquema UVAR utilizando a UVAR Box, permitindo uma absorção mais eficiente por sistemas de navegação ou aplicações móveis em formatos adequados de leitura ótica, resultando assim num melhor planeamento da viagem e viajantes informados em toda a UE.

 

 

O UVAR Box foi atribuído no âmbito da Acão Preparatória - Ferramenta de Informação de Fácil Utilização sobre Esquemas de Regulação do Acesso a Veículos Urbanos e Regionais, Aviso: 2019/S 229-561113, Número de referência: MOVE/B4/2019-498.

 

 

 

Para mais informações:

ARMIS Intelligent Transport Systems - Pedro Barradas, Project Manager, pedro.barradas@armis.pt

POLIS Network - Manon Coyne, Communications Lead, mcoyne@polisnetwork.eu


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook