25 out, 2023

Mais de 20 cidades europeias reuniram-se no City Forum & Urban C-ITS Contest, no Porto

event

Share on Facebook

Durante o evento, no Porto, 21 cidades europeias estiveram reunidas para discutir o progresso e futuro das políticas C-ITS, assim como os seus impactos no cenário urbano.


O City Forum & Urban C-ITS Contest enquadram-se no projeto de dimensão europeia Cooperative-Streets (C-Streets), que pretende introduzir nas cidades uma revolução tecnológica rodoviária.

 

As ações, que decorreram nos dias 19 e 20 de outubro, foram promovidas pelo projeto C-Roads, uma iniciativa europeia, que visa a implementação harmonizada de sistemas cooperativos de transporte inteligente. O City Forum esteve focado na discussão de aspetos relacionados com o desenvolvimento das políticas C-ITS e os seus impactos no cenário urbano, a par do Urban C-ITS Contest, que teve como objetivo apresentar e promover a implantação de C-ITS nas cidades europeias.

 

Ao longo de dois dias reuniram-se 21 cidades de diversos Estados-Membros, entre eles a Áustria, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, Reino Unido e Portugal. Os prémios “The Frontrunner on ensuring the accessibility of jobs and services to all”, “The Frontrunner on reducing pollution, greenhouse gas emissions and energy consumption” e “The Frontrunner on urban-interurban integration” são alguns dos 11 prémios distrubidos a diversas cidades europeias, nomeadamente Helmond, Turim, Trento, Paris, Porto, Hamburgo, Hradec Kralove, Bordéus, Salzburgo, Dresden e Graz, pelas suas implantações de C-ITS.

 

Em destaque, estiveram presentes no evento Martin Boehm, Pierpaolo Tona e Pedro Baganha, representantes da Plataforma C-Roads, da CINEA e Vereador da C.M.Porto, com o pelouro do Urbanismo e Espaço Público, respetivamente.

 

O evento foi patrocinado pela ARMIS, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto e com o Cofinanciamento da União Europeia. O IMT e a TIS são os dois parceiros oficiais do evento, que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

 

Foto: Andreia Merca


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook