13 dez, 2021

ARMIS ITS promove Standards Europeus no diálogo EU-ASEAN

news

Share on Facebook

A ARMIS, em conjunto com a Ramboll e a GIZ, apresentou o resultado do estudo de suporte ao diálogo entre a Comissão Europeia e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) para a definição de linhas de orientação dos Master Plan ITS.


No âmbito do KLTSP (Kuala Lumpur Transport Strategic Plan), a ASEAN concordou em melhorar a utilização de Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) através da formulação e implementação do Master Plan ITS, bem como através de Programas de Capacitação de ITS.

 

Uma das principais realizações é a adoção do Quadro de Política de Sistemas de Transporte Inteligentes 2.0 da ASEAN de 2016, que define princípios orientadores para o planeamento, avaliação e priorização de projetos ITS nos Estados Membros da ASEAN (AMS).

 

A União Europeia e a ASEAN têm-se empenhado na construção de estratégias na área da mobilidade e dos transportes, através do Diálogo UE-ASEAN estabelecido em 2017, a 11 de Outubro, em Singapura, entre a DG MOVE e a ASEAN STOM. Os Compromissos de Transporte UE-ASEAN servem de plataforma para o intercâmbio de informações, experiências e melhores práticas e para a identificação de possíveis áreas de cooperação.

 

O Plano de Ação UE-ASEAN (2018-2022) inclui a promoção da cooperação e intercâmbio das melhores práticas em matéria de transportes regionais. A implementação do desenvolvimento de sistemas de transportes inteligentes regionais pode ser apoiada através da partilha de informação, conhecimentos e experiências já vividas.

 

O interesse em participar em sistemas de transporte inteligentes surgiu durante as primeiras reuniões do Diálogo UE-ASEAN sobre Transportes logo após a Comissão Europeia ter adotado uma Estratégia global sobre Sistemas de Transporte Inteligentes Cooperativos (C-ITS), em 2016, vista como uma iniciativa marcante rumo a uma mobilidade cooperativa, interligada e automatizada. A este respeito, a partilha de experiências e melhores práticas no desenvolvimento de ITS a partir da UE poderia ser útil para tais desenvolvimentos entre os sistemas inteligentes de transporte.

 

A cooperação foi possível, apoiada pela E-READI, e promoveu a primeira de uma série de workshops planeados no âmbito do Road Transport Engagement sobre ITS, em Junho de 2019 em Singapura.

 

Para serem apresentados os resultados iniciais do Estudo sobre as recomendações para o desenvolvimento do Master Plan ITS, foi levado a cabo pela União Europeia e a ASEAN, um segundo workshop, com o objetivo de trocar conhecimentos entre as duas regiões sobre tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao domínio dos transportes rodoviários, tais como infraestruturas ou gestão de tráfego e discutir desafios e oportunidades para o desenvolvimento de normas ITS na ASEAN.

 

Este workshop centrou-se na apresentação e validação das primeiras conclusões e projetos de recomendações de um estudo intitulado “ITS Study on the Recommendations for the Development of National ITS Master”. Este estudo foi dedicado à avaliação dos desenvolvimentos dos sistemas de transporte inteligentes nos países da ASEAN, tendo em conta os planos regionais e os materiais existentes, a fim de fornecer um guião e recomendações sobre os passos necessários a dar pelos AMS para desenvolver os seus próprios Masterplan Nacionais ITS e assegurar a interoperabilidade da implementação destas normas na região da ASEAN.

Uma sessão interativa proporcionou espaço para os participantes partilharem os seus pontos de vista sobre os resultados iniciais do estudo.

 

Este estudo encomendado à GIZ, com o apoio especializado da ARMIS ITS, juntamente com a Ramboll, teve base nas atividades do EU-ASEAN Road Transport Engagement. As recomendações tiverem em conta a experiência da União Europeia no desenvolvimento de políticas de ITS e na criação de um quadro que permita a interoperabilidade e mecanismos de partilha de dados através dos Pontos de Acesso Nacionais (NAP).

 

No seguimento das recomendações, esperam-se desenvolvimentos sobre as Arquiteturas Nacionais ITS, a identificação de Standards adequados e a promoção de projetos ou iniciativas Transfronteiriças, planeados para serem realizados em 2022.


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook