13 mar, 2024

Vinhedo, uma cidade inteligente: como a cidade brasileira melhorou a gestão da mobilidade com o DRIVE 3.0

blog

Share on Facebook

O uso da tecnologia em cidades inteligentes tem vindo a tornar-se cada vez mais presente, com o intuito de otimizar serviços e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.


Depois de uma análise de mercado, a cidade de Vinhedo elegeu a ARMIS e o seu produto DRIVE 3.0 para implementar na sua gestão de mobilidade.  

 

A ARMIS é uma empresa de vanguarda no domínio da mobilidade inteligente e uma referência em Portugal e na Europa. A tecnológica desenvolveu o DRIVE, um sistema avançado de monitorização e controlo de tráfego, que utiliza tecnologia de ponta para melhorar a fluidez do tráfego e garantir a segurança de condutores e peões.  

 

A cidade de Vinhedo enfrentava desafios na gestão da mobilidade antes da implementação deste novo sistema. Contudo, o seu foco principal era transformar-se numa cidade sustentável e segura, o que impulsionou o investimento numa solução tecnológica eficiente e moderna. Com a implementação do DRIVE 3.0, passou a ser possível monitorizar o trânsito em tempo real, bem como melhorar a gestão dos semáforos e dos fluxos de veículos nos períodos de maior intensidade. Além disso, o sistema permitiu desenvolver a capacidade de regular a velocidade dos veículos em zonas críticas, como escolas e hospitais, contribuindo para a redução de acidentes e reforçando a segurança dos peões.  

 

Neste processo, implementados os seguintes módulos da plataforma DRIVE: 

  • Interactive Viewer, para a disponibilização da informação em ambiente geográfico;  
  • Traffic Surveillance, para a operação dos equipamentos;  
  • Technical Supervision, para monitorizar e acompanhar a alarmística do sistema;  
  • Incident Management/Work Management, para a gestão de eventos e incidentes; 
  • Data Analysis, para análise estatística da informação e para a componente de relatórios;   
  • Administration, para a administração global do sistema. 

 

O Interactive Viewer é o principal módulo utilizado pelo cliente, com um mapa dedicado e sempre visível. Os departamentos envolvidos utilizam este módulo para ter uma visão em tempo real de todos os elementos a monitorizar, como equipamentos (radares, parquímetros, semáforos, etc.), transportes públicos (localização em tempo real dos autocarros) e incidentes (criados na plataforma DRIVE ou provenientes do Waze ou InfoSiga).  

 

A Data Analysis, é outro dos módulos mais utilizados, no qual é possível visualizar e exportar, por exemplo, informação mensal sobre dados de volumes de tráfego ou valores de receita recolhidos pelos Parquímetros. 

 

A duração máxima da metodologia do projeto foi de 60 meses, divididos em três fases: 

  • Implementação inicial e disponibilidade da Base Drive Platform para o desenvolvimento de módulos de aplicação (2 meses),  
  • Integração de equipamentos, novos serviços ou funcionalidades na metodologia Agile (10 meses)  
  • Manutenção evolutiva planeada para 4 anos. 

A implementação do DRIVE 3.0 permitiu que a Prefeitura de Vinhedo lançasse um moderno sistema digital de gestão e segurança do tráfego, que melhora, em grande escala, a gestão da mobilidade urbana. A solução implementada permitiu uma rápida disponibilização de cenários básicos para a gestão de tráfego e apoio ao cidadão, bem como a integração com plataformas online, como a Infosiga. Após a implementação da nova solução, a cidade de Vinhedo alcançou um centro de comando e controlo moderno, inovador e seguro. 

 

Vinhedo, além de eleita como a cidade mais segura do Brasil e uma das mais inteligentes, e é uma referência nacional de como a tecnologia pode ser utilizada de forma eficiente para melhorar a gestão da mobilidade urbana.  

 

A implementação deste produto da ARMIS foi fundamental para o sucesso do projeto, permitindo que a cidade se tornasse mais segura, eficiente e moderna, constituindo-se como uma fundação para futuras evoluções, escalável e de melhoria contínua. A história de sucesso de Vinhedo serve de inspiração para outras cidades brasileiras, que podem utilizar soluções tecnológicas avançadas para resolver desafios de mobilidade urbana. 

Veja agora nosso estudo de caso, diretamente do centro de controlo de Vinhedo e compreenda como atua o sistema do DRIVE 3.0. 

 


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.