24 nov, 2022

Os desafios das cidades no cumprimento das obrigações políticas, legislativas e de sistemas ITS

blog

Share on Facebook

A transformação digital na mobilidade desempenha um papel importante para a eficácia e eficiência das operações de transporte, gestão do fluxo de tráfego e mobilidade de pessoas, bens e serviços.


A evolução tecnológica tem potenciado o desenvolvimento de um fenómeno que tem colocado diversos negócios, dos mais variados setores de atividade, frente a frente com um dos seus maiores desafios - a sua capacidade de inovação e evolução.

 

Este fenómeno de que falo trata-se da transformação digital.

 

A urgência em inovar, em substituir métodos tradicionais por métodos digitais mais eficazes e produtivos, para evitar ser ultrapassado pela concorrência é, provavelmente, o maior desafio que os negócios enfrentam atualmente. Basta pensarmos na polémica que deu origem a diversas lutas, literalmente falando, entre o Táxis e TVDE’s.

 

Quero com este exemplo dizer que, na gestão da mobilidade nas cidades, o mesmo acontece. Claramente não numa perspetiva concorrencial, mas sim qualitativa, na medida em que a transformação digital na mobilidade desempenha um importante papel para a eficácia e eficiência das operações de transportes, gestão de fluxos de tráfego e mobilidade de pessoas, bens e serviços.

 

Uma visão política europeia

 

A digitalização da mobilidade nos países da UE é uma prioridade para a Comissão Europeia. A Diretiva ITS assim o previa quando, em 2010, foi anunciada.

 

No entanto, a Comissão continua a tomar medidas para incentivar a modernização da mobilidade e dos transportes europeus publicando, por isso, em maio de 2017, um complemento da Diretiva ITS e que se refere à prestação de serviços de informação multimodal de transportes.

 

Este complemento é suportado pela premissa de que o livre fluxo de dados é um fator de crescimento, emprego e competitividade para a UE, e que os benefícios a longo prazo das medidas anunciadas vão além do setor dos transportes, pois também:

 

  • Promovem o crescimento e a criação de emprego;
  • Reforçam a justiça social, ampliando as escolhas dos consumidores;
  • Colocam a Europa no bom caminho para a produção de zero emissões, contribuindo para a proteção do meio ambiente.

 

Paralelamente, a Comissão Europeia pretende promover soluções de mobilidade contínuas para que cidadãos e empresas possam viajar facilmente em toda a Europa. Por exemplo, a interoperabilidade entre os sistemas de portagens permitirá que os condutores circulem em toda a UE sem terem de se preocupar com as diferentes formalidades administrativas, ou até seguros e com serviços normalizados de transportes de mercadorias por toda a europa.

 

O livre fluxo de dados não só vai possibilitar o aumento da qualidade da mobilidade entre países, como irá incentivar ao desenvolvimento de novas soluções que visem a otimização da gestão da mobilidade das cidades.

 

Existem obrigações para os municípios?

 

Sim.

 

Cada entidade, pública ou privada, que esteja em território europeu e que pertença à UE deve contribuir para a criação de um banco de dados de mobilidade.  Esta é também uma obrigação dos estados-membros que, por sua vez, têm o dever de incutir aos municípios a utilização de novas metodologias de gestão, mais digitais e que possibilitem a partilha dos dados com os National Access Points (NAP).

 

Neste sentido, a criação de uma rede europeia de NAP vai permitir, de uma forma muito mais eficaz e segura, a partilha dos dados de mobilidade entre países, entidades e cidadãos.

 

O futuro da mobilidade nas cidades

 

Uma cidade é muito mais que uma camada de infraestruturas físicas. Na verdade, todos os esforços da Comissão Europeia estão focados em elevar a importância da outra camada, invisível a quem passa - a camada de infraestruturas digitais, intrinsecamente relacionada com dados. Dados estes que podem ser estáticos ou dinâmicos, como por exemplo a disponibilização de informações de tráfego em tempo real.

 

O futuro da mobilidade nas cidades passa muito pela análise de informação numa lógica preventiva que permita criar soluções, através de tecnologias digitais, que vão ao encontro dos desafios do município, país ou UE.

Porém, tal só é possível se existirem dados. Daí a importância de facilitar o seu acesso. E para que isso aconteça aqui ficam dois conselhos:

 

  • Integre um sistema ITS como ferramenta de trabalho;
  • Certifique-se que o sistema ITS que escolher está de acordo com a diretiva.

 

 

Planear o futuro com o DRIVE

 

Uma plataforma de 3ª geração para Sistema de Apoio à Decisão para Gestão Avançada da Mobilidade.

O DRIVE é uma plataforma software-as-a-service que concebida para facilitar e acelerar a implementação de qualquer tipo de serviço de mobilidade ou centro de controlo, proporcionando a máxima eficiência inovação e segurança em operações 24/7.

 

O DRIVE 3.0 permite a criação de soluções e características feitas à medida, com uma gama precisa de funções, que satisfazem as necessidades do negócio de cada cliente.

 

Construído desde o início para responder aos serviços de mobilidade do futuro, o DRIVE 3.0 é um software inovador, distinto e agnóstico para qualquer tipo de equipamento ou de IOT. Tem por base as Diretivas ITS, implementando as normas e protocolos de comunicação estabelecidos a nível internacional, criando uma plataforma única para operação de múltiplos domínios da mobilidade. Ao mesmo tempo. No mesmo ambiente.

 

Para a criação de valor para qualquer negócio o DRIVE 3.0 disponibiliza componentes que ajudam na gestão de ativos e receitas evoluindo o apoio à tomada de decisões suportando-se em modelos de simulação e técnicas de machine learning.

 

Não perdendo o foco e sempre com um olho no futuro, o DRIVE 3.0 baseia-se nas mais recentes tecnologias de TI que são escaláveis ao volume de negócio necessário. Para além disso, combina Inteligência Artificial com cibersegurança tornando a sua utilização mais fácil, produtiva e segura.

 

 

Eleve a sua organização e adapte esta plataforma à sua realidade.

Fale connosco e prepare-se para um futuro sustentável na gestão da mobilidade.

 

Guilherme Soares | Head of ITS Products

 


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.